Notícias
PRF e Receita Federal realizam operação de repressão a pirataria, contrabando e descaminho no centro de São Paulo.
Durante esta terça-feira (dia 29), a Polícia Rodoviária Federal presta apoio à deflagração de operação de repressão a crimes fiscais realizada pela Receita Federal do Brasil na região central da capital paulista. A PRF realiza a segurança do perímetro, controlando a entrada e saída de pessoas e promovendo a segurança das equipes da Receita Federal do Brasil durante as abordagens, além de fazer a preservação do local durante o período noturno na passagem do primeiro para o segundo dia da ação.
A fiscalização tem como alvo um shopping localizado na rua 25 de Março com 1000 lojas, que recebe um público diário de aproximadamente 500 mil pessoas. A região é hoje um dos principais polos de comércio de mercadorias irregulares, fruto de contrabando, descaminho e falsificação. As mercadorias, que além de atenderem à demanda local, também abastecem o restante do país, geram prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação de impostos, refletindo-se também em outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, trabalho escravo e danos à saúde pública.
Neste primeiro dia da ação, além da mercadoria ilegal, foram apreendidos 105 mil reais em espécie sem origem declarada com uma pessoa que tentava sair do local quando da chegada das equipes.