Notícias
combate à criminalidade
PRF detém cinco motoristas em Guaiçara portando rebite
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu quatro motoristas no último sábado (17) e outro na quinta-feira (15) após encontrar em posse deles comprimidos de anfetaminas popularmente conhecidos como rebite. Contra eles foram registrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) para respoderem à Justiça em liberdade pela conduta ilícita de portar drogas para consumo próprio, conforme o artigo 28 da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).
Todos os motoristas foram abordados por PRFs em Guaiçara/SP, distante 85 km de Marília, e estavam na direção de caminhões ou carretas quando foram abordados e todos não apresentaram comprovantes válidos do descanso regular obrigatório para motoristas profissionais, conforme a resolução 525/2015 e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após todos os procedimentos legais, eles tiveram que realizar o descanso de 11 horas antes de continuar viagem.
Droga causa dependência – O remédio encontrado foi o Nobesio, também conhecido como rebite, arrebite ou bolinha. Ele é uma anfetamina, substância estimulante que age no sistema nervoso central e é consumido por motoristas que querem dirigir por várias horas sem parar. Porém, muitos deles ignoram que a substância causa dependência e requer dose maiores ao passar do tempo para conseguir o mesmo efeito e começam a apresentar sintomas como dor de cabeça, aumento do batimento cardíaco e pressão arterial, visão desfocada, depressão, impotência sexual, entre outros.