Notícias
SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL EM SÃO PAULO
Policial Rodoviário Federal Participa da Quarta Edição do LideraGOV
O PRF Guilherme Fabrício, do Núcleo de Análise Técnica e Controle Interno de São Paulo, participou da quarta edição do Programa LideraGOV, realizado pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
Criado em 2020, o programa tem como objetivo desenvolver lideranças na administração pública federal, com foco na inovação, na alta capacidade de gestão e na melhoria dos serviços disponibilizados à população. A quarta edição do programa, finalizada recentemente, contou com 51 alunos e foi especialmente dedicada a servidores públicos negros.
Além da inovação do programa, que recentemente deixou de ser piloto é importante ressaltar que “esta formação, em especial, se concretiza como um indutor de ciclos de capacitação de gestão no serviço público, contribuindo com o aprimoramento da máquina pública e no caso desta edição, dentro de uma ação afirmativa fruto de uma parceria do MGI com o MIR, contribui também com a diversidade exigida no direcionamento das ações governamentais.” afirma Guilherme, que já esteve em várias áreas da gestão operacional e administrativa.
Representatividade e distorções
Apesar de a população brasileira ser majoritariamente negra, na administração pública apenas cerca de 1/3 das pessoas são negras, segundo o Censo de 2022 (IBGE), o que sinaliza um déficit de representatividade dessa parcela da população.
Focado não apenas na presença no serviço público, mas nas camadas decisórias das políticas públicas, foi publicado pelo Governo Federal no ano passado, o Decreto 11.443/2023, que passou a reservar para pessoas negras o percentual mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança no serviço público federal.
Dados de 2023 do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que 36% dos cargos de liderança estão ocupados por pretos/pardos no âmbito federal. Nesse contexto, ações afirmativas como a atual iniciativa do LideraGOV vão muito além da necessária e não menos importante reparação histórica: visam combater a segregação e propiciar igualdade de acesso a espaços dos quais alguns grupos sociais são historicamente excluídos. Dessa forma, tais ações contribuem para a garantia de direitos constitucionais e para a redução da desigualdade no Brasil, atendendo uma parcela mais heterogênea da população.
O programa
Resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a Escola Nacional de Administração Publica (Enap), o LideraGOV é um programa de formação de lideranças de alta performance que acontece desde 2020. A quarta edição, dedicada a servidores públicos negros, contou também com apoio do Ministério da Igualdade Racial e formou 51 servidores de 10 estados brasileiros.
Liderança pessoal, engajamento de equipes e de organizações, inovação, gestão por evidências e processos de tomada de decisão foram alguns dos conteúdos tratados durante a formação, visando desenvolver competências técnicas e comportamentais. A capacitação também abordou os temas da igualdade racial e de gênero nos cargos de liderança da administração pública.
Saiba mais sobre o programa em: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/desempenho-e-desenvolvimento-de-pessoas/lideragov4.