Notícias
combate à criminalidade
Durante operação conjunta entre PRF e MPT, estrangeiro é preso por tráfico internacional de pessoas
Na sexta-feira (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestou apoio ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para averiguar uma denúncia de trabalho escravo na Zona Leste de São Paulo.
No local, em uma indústria de confecção, foi percebida a presença de 10 trabalhadores, dentre os quais, uma adolescente colombiana de 17 anos de idade que afirmou ter vindo ao Brasil em janeiro a fim de trabalhar na confecção, mas que as condições encontradas eram totalmente diferentes das oferecidas.
A adolescente informou ter sua liberdade restrita e que recebe cerca de R$800,00 por mês, sendo que sob esse valor, são descontados itens como: alimentação, moradia e passagem.
Por fim, a adolescente colombiana alegou estar sendo vítima de assédio sexual por parte do empregador, tendo entregue áudios comprobatórios da prática aos membros do MPT.
Diante dos fatos, a jovem foi encaminhada para o Centro Pastoral do Migrante (CAMI) e o empregador, um homem de origem boliviana, foi preso em flagrante e apresentado à Delegacia de Polícia Federal, onde a autoridade policial autuou o homem pelo crime de tráfico internacional de pessoas.