Notícias
Seminário e ação educativa integrada marcam o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2022 no RS
Desde sexta-feira (16), a Polícia Rodoviária Federal realizou diversas ações de educação e fiscalização alusivas à Semana Nacional de Trânsito. Um seminário nacional e uma grande ação integrada com diversos órgãos representaram o encerramento do período.
Palestras em empresas e escolas, eventos com crianças e adultos, operações integradas de fiscalização e educação, inclusive com órgãos de trânsito do Uruguai, marcaram a Semana Nacional de Trânsito 2022 no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (16), operações conjuntas e integradas em todas as regiões do Estado marcaram a abertura da semana. As atividades seguiram durante todos os dias, até o encerramento, na sexta-feira (23), quando ocorreram dois grandes eventos de encerramento na capital gaúcha.
Pela manhã, o Seminário Nacional de Trânsito, organizado pelo Nuintran(Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da UFRGS), teve a participação da PRF. o Superintendente Robson Souza participou da abertura do evento e deixou claro que “as atividades para a redução da violência no trânsito precisam ser feitas em muitas mãos. Precisamos trabalhar juntos e discutir ações integradas visando a melhoria da segurança no trânsito.”. O PRF Anderson Schimtz representou a instituição na mesa redonda “Esforço Legal no Trânsito”. Em sua fala, ele explicou que a missão principal de todo motorista é voltar para casa ileso, mas que muitos se desviam desse foco e cometem infrações de trânsito que colocam sua missão e a de outros em risco. Para isso existem as atividades educativas e fiscalizatórias, que de forma preventiva e/ou punitiva, fazem com que os integrantes do trânsito mantenham seu foco na missão de proteger a sua vida e a dos outros.
Já à tarde, a PRF, a Brigada Militar, a EPTC e a Polícia Civil realizaram uma grande ação educativa integrada na saída de Porto Alegre pela BR 116. Dezenas de veículos foram abordados e os seus ocupantes foram convidados a participar de atividades relacionadas à segurança viária.
A Semana Nacional de Trânsito encerrou, mas o espírito educativo segue com os PRFs em seu trabalho. A sociedade como um todo deve se conscientizar e, com respeito às normas e empatia ao próximo, fazer a sua parte por um trânsito mais seguro para todos.