Notícias
Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil
PRF participa de evento sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no Rio
Em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), com objetivo de promover a conscientização sobre a temática, integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal no Rio participaram de rodas de conversa com jovens, atendidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE , em colaboração à Superintendência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (RJ), ao Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil- FEPETI, aos Auditores Fiscais do Trabalho e aos Conselheiros Tutelares. Essa ação, aconteceu na quarta-feira (12), no centro, e quinta-Feira (13), em Campo Grande, bairros do Rio de Janeiro.
Divididas em 9 turmas, durante os dois dias de evento, cerca de 209 alunos participaram das atividades. Com a proposta de reunir pessoas, referências no assunto, no tocante ao combate ao trabalho infantil, para participarem das conversas e estarem junto aos jovens, foi criado um ambiente saudável e extremamente produtivo para debater esse tema de suma importância, alertando os alunos sobre os perigos deste tipo de trabalho.
Dentre os diversos crimes combatidos pela PRF, o Trabalho Infantil figura como um dos mais importantes, devido à vulnerabilidade de suas vítimas, pois priva as crianças de sua infância, de seu potencial e de sua dignidade. Elas são envolvidas também, em situações análogas à escravidão e exploração sexual, além de servirem como "Produtos" para o tráfico infantil e "servos" para o tráfico de entorpecentes.
O enfrentamento dessas práticas delituosas pela PRF, atuando isoladamente ou em conjunto com demais órgãos e entidades competentes, nas Estradas e Rodovias Federais ou em qualquer área de interesse da União, é imprescindível para obter resultados positivos para a proteção aos direitos fundamentais da criança e adolescente, seja de forma ostensiva ou através de campanhas de conscientização.
Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
No ano de 2002, a apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorreu no dia 12 de junho e assim, essa data foi instituída como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, reconhecida também no Brasil, no ano 2007, através da Lei nº 11.542.