Notícias
MAIO AMARELO
PRF participa do 1º Simpósio de Trânsito e Violência no Recife
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, na manhã desta quarta (29), do 1º Simpósio Trânsito & Violência promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco – CETRAN. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa- Alepe e reuniu agentes de segurança viária, da saúde e representantes da sociedade civil.
O superintendente da PRF-PE, Alexandre Rodrigues, compôs a mesa de honra e destacou a importância da iniciativa, além de apresentar a realidade da violência do trânsito nas rodovias federais pernambucanas. “É fundamental debater esse assunto, especialmente quando temos no estado pontos críticos de sinistralidade que se destacam a nível nacional. É imprescindível somarmos esforços para a preservação da vida”, disse.
Além dos PRFs que marcaram presença da plateia, o PRF Marco Aurélio Santana, especialista em segurança viária e sinistralidade, foi um dos debatedores do painel que teve como tema “A violência do trânsito”. Mediado pelo Presidente do CETRAN, Walker Barbosa, o debate contou ainda com a participação do médico e diretor geral do Hospital da Restauração, Dr. Petrus Moura, e da enfermeira e coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes de Motocicleta, Dra Jackeline Diniz.
O painel levantou pautas como o impacto dos sinistros de trânsito no sistema de saúde, a importância do trabalho de educação para o trânsito, os benefícios e prejuízos de tecnologias como os celulares e o fundamental engajamento do sistema de trânsito em todas as esferas de governo.
Um assunto que mereceu destaque foram os sinistros envolvendo motocicletas. Os debatedores levantaram questões como requisitos para a habilitação nesse tipo de veículo, o uso de equipamentos obrigatórios de segurança e necessidade de coibir condutadas que contribuem para que as motos estejam no topo das estatísticas de sinistros graves e com mortes.