Paraíba (PB) 08/03/2023 - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou na manhã de hoje, 08 de março de 2024, a "Operação Rosas de Aço" que ocorreu em todas as Delegacias da PRF no estado da Paraíba. A operação iniciou-se às 07h30 e se estendeu até o meio-dia, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Esta é a 8ª edição da operação, que faz parte do calendário nacional da PRF, as ações buscaram conscientizar as pessoas sobre o enfrentamento as diversas formas de violência contra a mulher, em especial sobre como identificar e denunciar o crime de importunação sexual, que ocorrem principalmente no transporte coletivo de passageiros.
O comando integrado contou com a participação de policiais femininas da PRF, BPTRAN, Guarda Municipal de Alhandra e Conde. As equipes realizaram a abordagem a condutores de transporte coletivo, além de informar sobre os canais de denúncia aos passageiros e passageiras, que receberam informações e orientações para prevenir crimes e violências contra a mulher.
É alarmante o número de crimes de violência contra a mulher que não são notificados. No estado da Paraíba, fica evidenciada a urgência de ações como a Operação Rosas de Aço.
As forças de segurança alertam que, em casos de importunação sexual em ônibus, a vítima deve pedir para o motorista parar na próxima unidade policial ou ligar para os telefones de emergência da PRF, 191, ou da Polícia Militar, 190.
Um fator fundamental é a denúncia. Não se manter em silêncio é proteger outras mulheres e quem flagrar esse crime também pode filmar, para servir de prova contra o agressor. A pena para quem pratica a importunação sexual vai de um a cinco anos de reclusão, aumentada em um terço quando a vítima é menor de 18 anos, se não caracterizar um crime de maior gravidade.