Notícias
CRIME AMBIENTAL
PRF do Pará atua na Operação Avarum 2 do MPF para combater a ocupação irregular de terras e o desmatamento ilegal, em Anapu
Sob a coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos e entidades, foi deflagrada na terça-feira (1) e quarta-feira (2), a Operação Avarum 2, no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, no município de Anapu (PA).
O objetivo da operação foi apurar e combater a ocupação irregular de terrenos e o desmatamento ilegal na região. A operação resultou na aplicação de multas, na realização de embargos ambientais sobre 87 hectares utilizados de forma irregular e no levantamento de informações que serão utilizadas na averiguação da irregularidade das ocupações pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), titular do assentamento.
A primeira etapa da operação Avarum foi realizada em março deste ano, no PDS Anapu I, mais conhecido como PDS Esperança, também em Anapu.
O PDS Virola Jatobá, assim como o PDS Esperança, é um assentamento criado pelo INCRA com objetivo de compatibilizar o uso sustentável da terra por meio do extrativismo e a agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
A operação coordenada pelo MPF contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Incra e da Força Nacional.