Cinco acidentes foram registrados durante os quatro dias, representando uma redução de 16% em relação ao ano passado.
Abril
Os mandados de prisões foram cumpridos nos municípios de Santarém, Marabá, Castanhal e Trairão.
Objetivo de estimular reflexões sobre a discriminação e o preconceito enfrentados por pessoas com autismo.
O produto apresentava rótulo em espanhol e não possuía registros nos órgãos competentes, tais como o MAPA, IBAMA e a Anvisa.
Os envolvidos, naturais do Amazonas, afirmaram que receberiam a quantia de 10 mil reais para transportar a droga de Santarém/PA até Marabá.
As Guias Florestais apresentadas pelos condutores eram falsas.
As aves eram transportadas de forma irregular e sem a autorização devida.
O animal estava sendo transportado na carroceria do caminhão sob um intenso calor, privado de alimentação e sem acesso a água para se hidratar.
Os mandados de prisão foram expedidos pela 1º Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar do Estado de Roraima.
Ao realizar o teste, foi constatado um índice de 0,72 mg/L, valor duas vezes superior ao limite de 0,33 mg/L que tipifica crime de trânsito.
Uma das madeiras transportadas era da espécie castanheira que tem sua extração proibida por lei por estar na lista de espécies ameaçadas de extinção.
A rota seguida pelo condutor não correspondia com a que estava declarada na Guia Florestal.
Ao realizar o teste do etilômetro, foi constatado um índice de 0,55 mg/L, valor superior ao limite de 0,33 mg/L que caracteriza-se como crime de trânsito.
Seis caminhões foram apreendidos por transportar madeira sem os documentos que comprovassem a legalidade da carga e oito aves foram resgatadas.
O homem foi preso em um ônibus de viagem com destino a Belém/PA.
O condutor não possuía Guia Florestal válida.
Os animais eram transportados em caixotes de maneira inadequada e apresentavam sinais de maus-tratos.
A madeira transportada não possuía documento que comprovasse a sua legalidade.
O motorista foi preso em 18 de março de 2024 por vários crimes, como furto e falsificação de documento. Embora tenha recebido liberdade provisória sob condição de monitoração eletrônica pela justiça do Amazonas, ele violou ao não usar o dispositivo.
O veículo apresentava Boletim de Ocorrência de roubo e furto registrado desde setembro de 2023, na cidade de Cariri do Tocantins/TO.