Notícias
Crime contra a saúde pública
PRF apreende anabolizantes, remédios para emagrecimento, celulares e equipamentos de informática em Perdões (MG)
Na noite dessa terça-feira (04/04), durante operação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal fez a apreensão de diversas mercadorias sem documentação fiscal, na altura do km 679 da BR-381, município de Perdões (MG).
A apreensão ocorreu após a abordagem a um caminhão VW/24.260 baú, que era conduzido por um homem de 44 anos e seguia de São Paulo (SP) para Belo Horizonte (MG).
Durante a fiscalização, os policiais constataram que grande parte da carga transportada estava sem a documentação fiscal necessária. A partir disso, os agentes procederam uma busca detalhada nestas mercadorias, tendo sido localizadas grandes quantidades de mercadorias de origem estrangeira, tais como dez volumes de equipamentos eletrônicos (15 IPHONES, carregadores, baterias e telas para celulares, relógios digitais, entre outros) e equipamentos de informática (HDs, Placas Mãe, Memórias RAM, Pen Drives); um volume contendo grande quantidade de medicamentos de origem internacional (Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido, Índia) de comercialização proibida no Brasil, conhecidos como esteróides anabolizantes; um volume com vários óculos de grau de origem chinesa; além de dois volumes de medicamentos nacionais à base de Sibutramina (de venda controlada - tarja preta - e comercializados ilegalmente para emagrecimento).
Desta forma, ficou configurado, em tese, o crime de descaminho acerca da ausência de documentação fiscal, além do crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, no que tange aos medicamentos encontrados.
Questionado, o motorista declarou que havia recolhido os volumes na região da 25 de Março e do Brás em São Paulo, de diversos contratantes, e que não tinha conhecimento do conteúdo dos volumes transportados.
Diante disso, toda a mercadoria citada foi apreendida e será encaminhada para a Receita Federal. Foi lavrada a presente ocorrência a ser encaminhada para a Polícia Federal em Varginha para os procedimentos legais pertinentes.