Notícias
PRF apreende madeira transportada de forma irregular
Na última sexta-feira, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização nas proximidades do município de Barra do Garças/MT quando deparou-se com uma carreta carregada de madeira.
Durante os procedimentos, a equipe da PRF solicitou a documentação da carga – madeira serrada. Neste caso, é exigido para o transporte do produto uma Guia Florestal (GF)/ Documento de Origem Florestal (DOF). Esta licença eletrônica é obrigatória para o transporte, beneficiamento, comércio, consumo e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.
Foi feita uma fiscalização prévia da carga, sendo observado uma variedade de madeira diversa do apresentado nos documentos fiscais, o que necessitava de uma apuração mais minuciosa, a qual foi realizada por uma equipe do INDEA-MT confirmando a divergência.
Os policiais efetuaram as consultas e constataram que a DOF estava dentro da validade. Porém, a rota a qual o veículo deveria seguir era para a cidade de Rondonópolis/MT, itinerário diverso do que foi feito, visto que o veículo foi abordado na BR 070, em Barra do Garças/MT. Dessa forma, as divergências invalidam a licença.
Diante das informações obtidas, ficou caracterizado crime contra a flora, por “Transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida”.
O veículo e a carga foram apreendidos, o condutor prestou o compromisso de comparecimento de audiência em juízo e foi liberado.