Notícias
Em Cáceres-MT, PRF participa de palestra orientando a prevenção e identificação de animais com gripe aviária
Com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (INDEA/MT), a PRF participou de palestra para orientar o efetivo sobre procedimentos, prevenção e identificação de animais com Gripe Aviária na região de fronteira.
A ação é preventiva e foi definida após a confirmação de quatro casos de gripe aviária na Bolívia, país vizinho ao Estado.
Cuidados essenciais para a prevenção:
1. O transporte de aves só pode ser realizado com a GTA – Guia de Trânsito Animal
2. Estamos em alerta para a ocorrência da gripe aviária, portanto não traga aves de outros países de forma ilegal.
3. Em outros países evite contato com os animais de produção (boi, porco, carneiro, galinhas) e também com animais silvestres ( macaco, aves, lhamas etc). Existe a possibilidade de um animal doente contaminar as roupas, calçados e objetos com microorganismos.
4. Caso tenha entrado em contato com aves em outros países, evite ir para propriedades rurais por 72h.
O que fazer em caso de suspeita de gripe aviária?
Todas as suspeitas de Influenza aviária devem ser notificadas imediatamente, presencialmente ou por telefone ao Indea. Na página da autarquia é possível encontrar o endereço e telefone de todas as unidades instaladas no Estado. Outra opção é fazer a notificação pela internet na plataforma e-Sisbravet.
Sintomas
A influenza aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves que pode ser acompanhada por sinais clínicos, tais como andar cambaleante; dificuldade respiratória e diarreia.