Notícias
Trabalhadores rurais são resgatados durante fiscalização no estado de Goiás
A ação aconteceu na última segunda-feira (08) e terminou nesta sexta-feira(12). A operação teve como foco a fiscalização de algumas propriedades no estado. O trabalho em conjunto contou com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Rodoviária Federal.
Na quarta-feira(10), no decorrer da operação, as equipes foram surpreendidas por uma denúncia que culminou no resgate de 08 trabalhadores de condições de trabalho análogas à escravidão e na prisão de um intermediador no interior do estado de Goiás. As vítimas laboravam na extração de varas de bambu em fazendas em Nova Glória/GO e região, material esse vendido para produtores de tomates de Goianápolis/GO e região para “envarar” tomateiros. Os trabalhadores encontrados em Nova Glória/GO haviam sido aliciados no estado do Pará e em outros municípios goianos e estavam alojados em condições subumanas numa casa na cidade.
A fiscalização continuou durante a semana nas cidades e Itaberaí(GO) e Cidade de Goiás(GO). As incursões foram realizadas em fazendas onde havia suspeitas de promoção de trabalho em condições análogas à de escravo. Nos locais visitados, as equipes de fiscalização procuravam por diversas irregularidades, como: trabalhadores em situações degradantes, sem condições básicas de higiene. Muitos dos ambientes onde os empregados viviam não possuía energia elétrica e os alimentos que os funcionários consumiam eram armazenados de forma inadequada.
Antes de aceitar uma proposta de emprego, as pessoas devem se informar sobre a seriedade da empresa, qual a carga horária e o salário oferecido, bem como se o local de trabalho é adequado. Em caso de denúncia, é possível utilizar o Disque 100, fazer contato com o Ministério Público do Trabalho por meio do site: www.prt2.mpt.mp.br, ou com a PRF, pelo 191.