Notícias
Segurança Viária
Operação integrada entre instituições de segurança pública do DF e GO flagra 260 motoristas dirigindo bêbados
Na noite da última sexta-feira (27) ocorreu a 8º Edição da Operação Força Conjunta. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Distrito Federal, Detran-DF, Departamento de Estrada e Rodagem (DER-DF), Polícia Civil de Goiás, Polícia Militar de Goiás e Companhia Municipal de Transporte e Trânsito de Santo Antônio do Descoberto juntaram forças para combater a criminalidade. As instituições atuaram em suas respectivas Unidades da Federação. Os pontos de bloqueio foram montados em Ceilândia (DF) e Santo Antônio do Descoberto (GO).
A Operação é uma ação voltada para o combate e prevenção às infrações de trânsito e ilícitos penais. Ao longo das sete edições anteriores, mais de 1200 (mil e duzentos) condutores sob efeito de álcool foram retirados de circulação, duas armas de fogo foram apreendidas e três veículos furtados foram recuperados, colaborando, desta forma, para a melhoria da sensação de segurança nas vias e a redução nos índices de mortes por acidentes de trânsito.
A idealização e a continuação da Operação dependem dos órgãos envolvidos, uma vez que estes, em cumprimento de suas funções legais, têm se voltado para atendimento à população e a segurança e fluidez do trânsito do Distrito Federal e rodovias federais adjacentes. O objetivo principal desta 8ª edição foi a preservação da vida de condutores e usuários de nossas vias. Nesta edição, pontos de bloqueios também foram montados em Santo Antônio do Descoberto (GO).
Cerca de 200 profissionais de segurança pública participaram da Operação, espalhados em pontos de bloqueio na cidade da Ceilândia e Santo Antônio do Descoberto. Duas aeronaves e 100 viaturas foram utilizadas na ação.
Somente na noite de sexta-feira, 260 motoristas foram autuados por alcoolemia. Deste total, cinco configuraram crime de trânsito, pois o teste do bafômetro acusou quantidade igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar (art. 306 do Código de Trânsito). 71 condutores foram autuados por não possuírem habilitação, 22 motoristas foram flagrados com habilitação vencida, 74 veículos notificados por não estarem licenciados, quatro motos notificadas por transitarem com alteração no escapamento e outros 239 autos de infração aplicados por motivos diversos.
Ao todo, 874 pessoas foram abordadas, 1.608 veículos foram vistoriados e 43 veículos foram removidos para o depósito.