Notícias
PRF realiza treinamento de enfrentamento às fraudes veiculares e combate ao tráfico de armas e drogas para Instituições de Segurança Pública
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará está conduzindo, entre os dias 24 de julho e 8 de agosto, um treinamento de Enfrentamento às Fraudes Veiculares (EFV) e Combate ao Tráfico de Armas e Drogas (EDA). O treinamento conta com 180 participantes de 20 diferentes instituições, incluindo as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guardas Municipais e outras entidades ligadas à segurança pública.
Com carga horária de 24 horas, o treinamento é composto por aulas teóricas e práticas, é ministrado por 10 instrutores e monitores da PRF e visa desenvolver as competências necessárias para o combate às fraudes veiculares e ao tráfico de drogas e armas. Na parte teórica, os participantes recebem orientações detalhadas sobre identificação de elementos de segurança em veículos, técnicas de triagem de veículos e pessoas, além de metodologias avançadas de busca em veículos de passeio e motocicletas.
Na segunda parte, o treinamento conta com oficinas práticas. Durante estas atividades, os participantes aplicam as técnicas aprendidas, realizando inspeções detalhadas em veículos, simulando situações reais encontradas no cotidiano operacional, como veículos com adulteração e clonagem e ocultação de entorpecentes.
A PRF entende que a capacitação integrada promove o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições participantes, o que proporciona o aprimoramento das técnicas operacionais e resultará em uma resposta mais coordenada e eficaz aos desafios da segurança pública. “Quando diferentes forças se unem em treinamentos práticos e teóricos como este, a capacidade de enfrentar ameaças como o tráfico de drogas e as fraudes veiculares é amplificada, beneficiando diretamente a sociedade”, enfatizou o Superintendente da PRF no Ceará, PRF Anthony Lima.
A integração entre as instituições é essencial para garantir que a segurança pública seja cada vez mais eficiente e que as ações de combate ao crime sejam conduzidas com maior precisão e impacto, refletindo no compromisso contínuo das forças de segurança em proteger e servir a população.