Notícias
TRÂNSITO COMPARTILHADO
PRF na Bahia realiza em Alagoinhas mais uma edição do Projeto Trânsito Compartilhado
Teve início na manhã desta terça-feira (22), mais uma edição do Projeto Trânsito Compartilhado. Desta vez, as ações acontecem em Alagoinhas durante a Semana Municipal da Vida no Trânsito e se estendem até 30 de março.
A cerimônia de abertura ocorreu na praça Graciliano de Freitas, que além dos órgãos parceiros, parlamentares, autoridades, entidades civis e convidados, contou com a presença do vice-prefeito do município, Roberto Torres.
Além da presença da PRF, as atividades serão desenvolvidas de forma integrada com a participação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas (SEDUC), da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas (GCM), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia e entidades civis.
O slogan do Contran: “Juntos salvamos vidas”, será trabalhado durante os 9 dias de atividades, e a ideia é o de conscientizar a sociedade a tornar o trânsito mais seguro, internalizando valores que contribuam com ações e comportamentos de valorização da vida.
Diversas ações estão programadas e serão realizadas palestras nas escolas municipais, com atividades lúdicas e interativas, onde serão inseridas temáticas sobre as leis de trânsito e sobre questões relativas à segurança e também prevenção de acidentes. As crianças já fazem parte do sistema de trânsito como pedestres e passageiros, e num futuro próximo como condutores. Eles atuarão como multiplicadores em suas comunidades disseminando uma cultura de segurança no trânsito capaz de salvar vidas.
Será feita panfletagem, através de ‘blitz’ educativa, com orientações específicas para cada um dos atores de trânsito (motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres) e a ideia é sensibilizá-los a respeito do seu papel, das suas obrigações e os cuidados necessários para proteger a vida.
Estão previstas também atividades de educação para o trânsito, na modalidade Comando de Transporte Coletivo de Passageiros e Comando de Fiscalização Dirigida, que ocorrerá na unidade operacional da PRF, localizada em trecho da BR 101. Durante as exposições, serão abordados temas a respeito da violência do trânsito brasileiro e das condutas e infrações que potencializam o fator morte. Também serão enfatizados assuntos como a importância do uso cinto de segurança, o perigo do uso do telefone celular na direção de veicular, o perigo da combinação álcool x direção de veículo automotor, além de obediência às regras do trânsito e velocidade regulamentar da rodovia.
Todas as ações contarão com a participação de policiais veteranos (aposentados) da PRF, os quais compartilharão um pouco de suas vivências e experiências quando atuavam nas rodovias.
Sobre o Projeto
O Trânsito Compartilhado, projeto de autoria da PRF, é fomentado por políticas públicas integradas com demais instituições municipais, que por meio de ações educativas, buscam a formação de cidadãos capazes de refletir sobre o contexto em que vivem para atuarem como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.
A PRF, desta forma, consolida-se como uma importante protagonista no estudo e prevenção de acidentes, alinhada com os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.