Notícias
FURTO E ROUBO VEÍCULOS
Operação Conjunta da PRF e 70ª CIPM recupera dois veículos roubados circulando clonados no Sul da Bahia
Operação Conjunta da PRF e 70ª CIPM recupera dois veículos roubados circulando clonados no Sul da Bahia
No combate às fraudes veiculares, policiais rodoviários federais em ação conjunta com policiais militares da 70ª CIPM de Ilhéus, recuperaram dois veículos roubados durante fiscalização de combate a criminalidade na Região Sul da Bahia.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 15h00, de segunda-feira (07), quando os policiais receberam uma denúncia de que um veículo Gol, de cor prata, estaria seguindo de Itabuna para Ilhéus com placas clonadas.
Com base nas informações, os policiais diligenciaram e nas proximidades do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, as equipes visualizaram o veículo suspeito.
Foi feita a abordagem e durante a vistoria no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos caracteres do carro. Com técnicas de análise criminal em fraudes veiculares, os policiais perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.
Após consulta ao sistema de dados, ficou constatado se tratar na realidade de um veículo roubado em julho/2013, na capital baiana.
Questionado, o motorista de 50 anos disse que trabalha com compra/venda de veículos automotores e que o Gol foi adquirido para revenda.
Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia pelo crime do art. 180 (receptação) do Código Penal.
Já por volta 09h50, de quarta-feira (09), durante abordagem na altura do Km 18 da BR 415, os policiais recuperaram um Ford/KA, com ‘queixa’ de roubo, registrada dezembro/2021, na cidade de Jequié (BA).
O carro com placas de Camaçari (BA) era conduzido por um homem 40 anos. Foi feita uma vistoria minuciosa no automóvel e com técnicas de identificação veicular, os policiais constataram que o carro era roubado.
O condutor ficou surpreso ao saber da procedência criminosa do veículo e informou que alugou o carro há cerca de 1 mês com uma pessoa que trabalha como corretor.
Em continuidade às investigações, os policiais conseguiram identificar e localizar o responsável pelo aluguel do Gol. A ocorrência foi apresentada a autoridade de plantão da Polícia Civil.
Desta forma, foi possível evitar que estes veículos voltassem a circular ilegalmente, já que com a ‘expertise’ dos policiais tiveram as identidades originais reveladas e origens ilícitas expostas.
O rientação:
A PRF alerta que muito desses veículos são oferecidos em redes sociais da internet por valores bem abaixo do praticado no mercado, multiplicando o lucro da associação criminosa e tornando rentável o negócio.