Provas Objetiva e Discursiva
PROVA OBJETIVA
A primeira fase, da primeira etapa do Concurso da PRF, é composta pelas provas objetiva e discursiva. Juntas, elas tem a duração de 4 horas e 30 minutos. Essa fase é de responsabilidade do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Eventos) e é de caráter eliminatório e classificatório, ou seja, o candidato tem que acertar um mínimo de questões para ser aprovado e cada questão acertada o levará à frente de milhares de concorrentes!
Na prova objetiva o candidato responde 120 questões marcando “Certo” ou “Errado” para cada uma. As questões serão divididas em três blocos:
BLOCO I |
➔ LÍNGUA PORTUGUESA ➔ RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO ➔ INFORMÁTICA ➔ FÍSICA ➔ ÉTICA E CIDADANIA ➔ GEOPOLÍTICA ➔ LÍNGUA ESTRANGEIRA |
BLOCO II |
➔ LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO |
BLOCO III |
➔ DIREITO ADMINISTRATIVO ➔ DIREITO CONSTITUCIONAL ➔ DIREITO PENAL ➔ DIREITO PROCESSUAL PENAL ➔ LEGISLAÇÃO ESPECIAL ➔ DIREITOS HUMANOS |
**As jurisprudências pacificadas dos tribunais superiores poderão ser consideradas para fins de elaboração de itens desde que publicadas até 30 dias antes da data de realização das provas.
Logo abaixo disponibilizamos um calendário que fizemos especialmente para o candidato organizar os estudos e se programar para a prova. Além disso, também é possível baixar o edital verticalizado com todo o conteúdo programático da primeira fase do concurso.
Para ser aprovado é preciso fazer, no mínimo:
✔ 15,00 pontos no bloco I ;
✔ 10,00 pontos no bloco II;
✔ 10,00 pontos no bloco III;
✔ 50,00 pontos no conjunto dos três blocos da prova objetiva.
Lembre-se que, para cada questão marcada na folha de respostas em discordância com o gabarito oficial definitivo, será contabilizado 1,00 ponto negativo.
BIZU!!!
Em um concurso extremamente concorrido como o nosso, ser aprovado na primeira fase está longe de garantir que você siga adiante no concurso. Isso porque somente cerca de 6 mil candidatos com as melhores notas na prova objetiva, terão sua redação corrigida, entre eles:
Candidatos à ampla concorrência | Candidatos que se autodeclararam negros | Candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas aos candidatos com deficiência |
4.500 | 1.200 | 300 |
Sendo assim, não foque no mínimo. Acerte o máximo de questões que puder. Dedique-se a essa prova com toda garra e determinação. Mostre que essas qualidades, intrínsecas a todo PRF, você já possui.
No dia da prova é preciso…
Comparecer ao local designado com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início;
Levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, marca-texto e borracha durante a realização das provas);
Não esquecer do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Levar um documento de identidade original. (Não serão aceitos: certidões de nascimento; CPF; títulos eleitorais; carteira nacional de habilitação digital (modelo eletrônico) ou qualquer outro documento em formato eletrônico; carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e(ou) danificados).
Se liga!
É preciso permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início e somente poderá retirar-se levando o caderno de provas no decurso dos últimos 15 minutos anteriores ao horário determinado para o término das provas.
Não é permitido...
O uso de aparelhos eletrônicos, óculos escuros, protetor auricular, boné, gorro e qualquer recipiente ou embalagem, que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos.
Você será eliminado do concurso se:
Seu telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico entre em funcionamento (incluindo alarmes), mesmo sem a sua interferência direta, durante a realização das provas. Nós não recomendamos, mas caso você leve o celular, ele deve permanecer obrigatoriamente desligado e acondicionado na embalagem porta-objetos lacrada que será fornecida pela banca examinadora.
For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;
Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;
Fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio que não os permitidos;
Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, comportando-se indevidamente;
For surpreendido portando caneta fabricada em material não transparente;
For surpreendido portando qualquer tipo de arma sem o devido deferimento de atendimento especial;
Recusar-se a ser submetido ao detector de metal;
Deixar de transcrever ou recusar-se a transcrever a frase contida no material de prova que lhe for entregue;
Descumprir as medidas de proteção em razão da pandemia do novo coronavírus a serem oportunamente divulgadas.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período.
Para informações referentes ao concurso público você poderá entrar em contato com a banca examinadora:
Cebraspe
Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe
Asa Norte, Brasília/DF
Telefone (61) 3448-0100
Endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/prf_21
Mas atenção! Não serão dadas por telefone informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. Você deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados.
Estamos na torcida por você. Boa sorte!
PROVA DISCURSIVA
Além da prova objetiva, a primeira etapa do Concurso PRF é composta pela prova discursiva. Em 4 horas e 30 minutos o candidato deve responder 120 questões da prova objetiva e também escrever um texto dissertativo de até 30 linhas.
A sua prova discursiva somente será corrigida se sua nota da prova objetiva estiver entre as 6 mil melhores. Dessa forma:
Candidatos à ampla concorrência | Candidatos que se autodeclararam negros | Candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas aos candidatos com deficiência |
4.500 | 1.200 | 300 |
Essa prova também tem caráter eliminatório e classificatório. Isto é, ela valerá 20,00 pontos e cuidado! Você será eliminado se:
✗ Fugir ao tema proposto pela banca.
De acordo com o edital, “A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa”. A banca examinadora também avaliará a coerência e a coesão do texto.
Cuidado!
A prova discursiva não deve ser assinada, rubricada ou conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de anulação.
Não esqueça:
Tanto a prova discursiva quanto a marcação no gabarito oficial da prova objetiva deverão ser feitos com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.