Notícias
Agenda
Ministro Onyx se reúne com empresários e faz palestra na CDL em Passo Fundo/RS
O Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, cumpriu agenda oficial em Passo Fundo (RS), nesta segunda (21). Na primeira, às 9h, Onyx visitou a BSBIOS - empresa que produz biodiesel e é responsável por quase 20% do PIB da cidade tendo mais de 500 colaboradores diretos. Logo depois, em reunião-almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo, o ministro proferiu palestra com tema "Brasil, um País em Transformação".
Ao público de empresários, lojistas e autoridades, Lorenzoni falou sobre a recuperação da economia do país, detalhou as perspectivas para o mercado de trabalho, os programas de emprego e renda e as ações do governo federal durante a crise sanitária decorrente da Covid-19. O ministro ressaltou a importância do BEm - Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – na manutenção de mais de 10 milhões de empregos. "Ainda há muito a ser feito, mas vocês podem ficar seguros de que o país tem um presente seguro e um futuro com esperança para nossos filhos e netos", disse.
O ministro também lembrou o Auxílio Emergencial, implementado durante sua gestão à frente do Ministério da Cidadania: “Fizemos uma rede de proteção que o governo federal estendeu para os mais vulneráveis que, apenas em 2020, alcançou diretamente 68 milhões de pessoas". E comemorou a marca de 2,7 milhões de empregos formais criados em 2021, mesmo durante um ano impactado pela pandemia. Outro tema da palestra foi o Programa Serviço Civil Voluntário, voltado a oferecer empregabilidade por meio de qualificação. O ministro afirmou que é o momento de oferecer oportunidade àqueles que mais sofreram com os impactos no mercado de trabalho durante a pandemia: jovens que têm entre 18 e 29 anos, que nem estudam, nem trabalham, além dos desempregados há mais de dois anos e que têm acima de 50 anos. "O Serviço Civil Voluntário deve funcionar como uma oportunidade de ocupação, em um turno, e de qualificação, através de cursos oferecidos pelo Sebrae e Sistema S, no turno inverso. E é uma rampa de acesso da informalidade para o mercado formal de trabalho", destacou o ministro.
O papel dos municípios que participarem do Serviço Civil Voluntário será selecionar as atividades de interesse público e realizar o pagamento da bolsa qualificação, observando a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência. Os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.
As prefeituras interessadas em aderir ao Programa devem acessar o link https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/servico-civil-voluntario