Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Duas mulheres são presas tentando sacar BPC/LOAS fraudulento no GO
Duas mulheres foram presas em flagrante pela Polícia Militar dentro de uma agência bancária na cidade em Doverlândia (GO). Uma era idosa e compareceu para sacar um Benefício de Prestação Continuada ao Idoso (BPC/LOAS) fraudulento e a outra a acompanhava. As prisões ocorreram na última sexta-feira (13). As presas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Federal em Jataí (GO).
O benefício foi obtido com a apresentação de documento pessoal falso perante o INSS, e o valor de duas competências seriam sacados junto à instituição bancária.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), na data mencionada, estavam disponibilizadas para saque duas competências do benefício que correspondem a dois salários-mínimos no valor de R$ 2.842,00. A economia projetada com a não realização de pagamentos futuros é superior a R$ 230 mil, segundo estimativa de sobrevida divulgada pelo IBGE.
As prisões contaram com o apoio da CGINP e do setor de segurança corporativa da instituição financeira.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.