Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Idosa é presa após tentar sacar benefício fraudulento em GO
Uma idosa foi presa em flagrante ao comparecer em uma agência bancária, localizada na cidade de Goiânia (GO), para sacar um Benefício de Prestação Continuada ao Idoso (BPC-LOAS), na última sexta-feira (25). Ela sacou o benefício em nome de outra pessoa de 105 anos, apresentando documento pessoal falso perante o banco. Confrontando com outro documento que se encontra no arquivo digital do INSS, as fotos sugerem ser de pessoas diferentes.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), foi sacado, na instituição bancária, o valor de R$ 2.768,00. A prisão realizada, no entanto, pode gerar uma economia projetada de aproximadamente R$ 18 mil, considerando-se a expectativa de sobrevida da segurada.
A prisão foi realizada com o apoio do grupo de inteligência da Polícia Militar do estado de Goiás, com a participação da CGINP do Ministério da Previdência Social (MPS), além do apoio do setor de segurança corporativa da instituição financeira. A presa foi encaminhada para a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Goiás.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crime e fraudes previdenciárias.