Notícias
INSTITUCIONAL
Baixada Fluminense recebe nova sala multissensorial da Previdência Social
Na Gerência-Executiva do INSS em Duque de Caxias (RJ), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, inaugurou a primeira sala multissensorial federal da Baixada Fluminense. Com a presença do superintendente do INSS, Marcos Fernandes, o ato foi realizado nesta segunda-feira (2).
Com cerca de 20m², o espaço conta com iluminação regulável, abafadores, almofadas, brinquedos, livros e tapetes sensoriais que facilitam a interação durante o atendimento humanizado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A partir das avaliações realizadas pelo Serviço Social da autarquia federal e pela Perícia Médica Federal, o governo federal processa os requerimentos de concessão do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS).
Sobre o projeto nacional integrado, que conta com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o ministro Lupi disse que é uma iniciativa que qualificará o acesso a direitos fundamentais, principalmente para os mais vulneráveis.
“Nosso compromisso é contribuir para que o povo brasileiro alcance a plena cidadania. Nos últimos dois anos, avançamos com o aprimoramento da gestão e a valorização dos servidores. O atendimento humanizado, no Rio de Janeiro, é um reflexo do progresso viabilizado pelo INSS em conjunto com Perícia Médica”, afirmou, ao lado da gerente-executiva Katia Azevedo.
“Cuidamos de mais de 40 milhões de segurados, que dependem, prioritariamente, dos serviços e recursos da Previdência Social. É a tradução da representatividade do maior programa social contínuo do mundo no dia a dia de brasileiros em todos os estados do Brasil”, encerrou.
Mãe de Lavínia Rodrigues, que foi diagnosticada com autismo, Luana Felisbino destacou a importância da sala para o atendimento mais inclusivo.
“Com a sala, podemos ser atendidos com melhor qualidade. É um suporte importante para a minha filha”, opinou.