Notícias
FORÇA-TAREFA
Uma pessoa é presa durante operação em São Paulo
Uma pessoa foi presa, nesta terça-feira (21), em São Paulo, durante a operação Malattia, que combateu um grupo criminoso especializado em fraudar benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Além da prisão preventiva, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista.
A investigação teve início após a prisão em flagrante de várias pessoas que, por meio do mesmo modo de atuação, recebiam benefícios previdenciários de auxílio por incapacidade temporária concedidos irregularmente.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, com a ação da Força-Tarefa, evitou-se o pagamento irregular de R$ 60,3 mil. Não consta valor de prejuízo.
A operação recebeu o nome de Malattia em alusão à palavra italiana que remete à doença ou enfermidade.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.