Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Principal alvo de operação da Força-Tarefa é condenado a 14 anos de prisão
O principal alvo da operação da Força Tarefa “O Criador”, deflagrada em agosto do ano passado, foi condenado a 14 anos e 11 meses de prisão. A sentença é da Vara Federal Cível e Criminal de Jequié (BA). A ação foi conduzida pela Polícia Federal de Vitória da Conquista (BA), com participação do Ministério Público Federal e da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social (MPS).
A operação, que contou com a colaboração do Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social (NUINP/BA), resultou na desarticulação de quadrilha especializada na falsificação de documentos e na prática de estelionato previdenciário, que desviou, aproximadamente, R$ 50 milhões dos cofres públicos ao longo dos últimos seis anos.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.