Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Força-Tarefa desarticula esquema criminoso no Piauí
Na manhã desta sexta-feira (28), a Força-Tarefa Previdenciária no estado do Piauí desarticulou um esquema criminoso especializado na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de saques e realizações de empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas. A operação foi batizada “Abutres”.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Inhuma (Pl), expedido pela 3ª Vara Federal de Teresina-PI. A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social (MPS).
Até o momento, a investigação identificou cinco benefícios relacionados ao esquema, dos quais já se confirmou o óbito de um dos beneficiários.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.