Notícias
Previdência Social e Prefeitura de Fortaleza articulam compra de nova unidade móvel no Ceará
O Ministério da Previdência Social e a Prefeitura de Fortaleza articulam para 2024, com emenda de R$ 400 mil do deputado federal André Figueiredo, a compra de uma nova unidade móvel do INSS Digital no Ceará. O ministro Carlos Lupi, o prefeito José Sarto e o presidente da autarquia federal, Alessandro Stefanutto, assinaram o protocolo de intenções, nesta sexta-feira (12), em ato na sede do Executivo municipal.
A van, que será adquirida e administrada pela Prefeitura, permitirá a expansão dos serviços previdenciários e assistenciais. Entre as opções oferecidas, a requisição de aposentadoria, de pensão e de auxílios e benefícios sociais, bem como o detalhamento dos documentos necessários para efetivar o acesso a direitos fundamentais.
Para Carlos Lupi, a integração entre os governos federal e municipal está proporcionando mais uma conquista para os mais de 860 mil beneficiários da capital. Durante a manhã, o ministro anunciou ainda a estruturação de um posto do INSS Digital na Câmara Municipal.
“O compromisso público com quem mais precisa é simbolizado neste ato com o prefeito Sarto e o deputado André Figueiredo. Estamos levando serviços cada vez mais eficientes e qualificados atrelados ao maior programa social contínuo do mundo”, afirmou.
“Além de garantir a cidadania de mais de 39 milhões de segurados, a Previdência movimenta mensalmente a economia de mais de 60% dos municípios do Brasil. É investimento direto do maior programa social contínuo do mundo no desenvolvimento da nação”, acrescentou.
O prefeito Sarto indicou a criação de uma central para analisar a demanda e direcionar a utilização do equipamento.
“É mais um serviço que a gente levará para as regiões [da capital], em conjunto com a Previdência Social e o INSS, para descentralizar e qualificar o atendimento”, explicou.
Ao avaliar o impacto positivo da iniciativa, o deputado André Figueiredo salientou que os cidadãos terão seus direitos garantidos.
“Essa luta incansável para reduzir o tempo de análise dos processos previdenciários é traduzida, efetivamente, nessa parceria que garantiu a unidade móvel”, relatou.
Alessandro Stefanutto abordou a importância de desenvolver os serviços federais em parceria com estados e municípios.
“Nossa missão é alcançar, principalmente, os brasileiros que ninguém enxerga. Todos os cidadãos terão acesso a serviços qualificados em todo o país. Fortaleza é protagonista”, encerrou.
O evento foi prestigiado ainda por deputados estaduais, vereadores liderados pelo presidente da Câmara, Gardel Rolim, o superintendente regional substituto do INSS, Rodrigo Meireles, vereadores, o ex-prefeito da cidade, Roberto Cláudio, e representantes da sociedade civil.