Notícias
ESTATÍSTICA
Edição de 2022 do AEAT está disponível para consulta
Foi publicada, nesta terça-feira (9), a edição de 2022 do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT). O documento traz dados detalhados acerca da ocorrência de acidentes do trabalho no Brasil. Além da quantidade mensal registrada no país, é possível fazer levantamentos por Unidade da Federação e a partir da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) dos empregadores. Também há detalhamento segundo os grupos de idade e sexo do trabalhador acidentado, e dos municípios em que os acidentes foram registrados.
A AEAT também possui informações sobre as consequências dos acidentes do trabalho, que podem ser desde uma assistência médica até mesmo o óbito do trabalhador. É possível consultar estatísticas estaduais e municipais sobre a ocorrência de acidentes do trabalho e de óbitos. Os acidentes do trabalho também são detalhados por grandes regiões de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) associada ao acidente.
Na segunda seção do anuário são apresentados os indicadores de acidentes do trabalho, que consistem nas taxas de incidência, taxas de letalidade e mortalidade e na taxa de acidentalidade entre trabalhadores mais jovens, calculados por Unidade da Federação.
AEAT - É uma publicação institucional da Secretaria do Regime Geral de Previdência Social que traz informações detalhadas sobre os acidentes do trabalho que constam da Seção VI do Anuário Estatístico da Previdência Social.
O AEAT 2022 e suas edições anteriores estão disponíveis para consulta online pelo endereço https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/saude-e-seguranca-do-trabalhador/acidente_trabalho_incapacidade. O usuário tem acesso a todas as tabelas e pode fazer download do material em arquivos no padrão MS-Excel. Também está acessível o aplicativo AEPS Infologo que permite realizar tabulações de séries históricas de acidentes do trabalho.