Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Operação Acta Passio: dois irmãos são presos no estado do Amazonas
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), a operação Acta Passio, cumprindo dois mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados em Manaus (AM).
As investigações iniciaram com a colaboração da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP) do Ministério da Previdência Social (MPS). Dois irmãos são os principais suspeitos de criar documentos de identidade falsos para obter benefícios e sacar os valores depositados.
Segundo a COINP, o prejuízo causado, é de acerca de R$ 184,5 mil. Já o prejuízo evitado somaria um total de R$ 1,2 milhão. Os envolvidos vão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público e uso de documento falso.
O nome da operação “Acta e Passio” refere-se as figuras religiosas de dois irmãos médicos nascidos em Egeia, cujos nomes eram Acta e Passio.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.