Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Quatro pessoas são presas por fraude em BPC/LOAS
A Força-Tarefa Previdenciária no estado de Goiás prendeu quatro pessoas em flagrante por fraude em Benefício de Prestação Continuada ao Idoso (BPC/LOAS), numa agência bancária na cidade de Corumbá (GO), na última terça-feira (13). Entre os presos, encontravam-se uma idosa, que havia comparecido para sacar o benefício fraudulento, uma mulher, que a acompanhava dentro do banco, e dois homens, que aguardavam do lado de fora do estabelecimento.
Foram apreendidos com os presos documentos relativos a outro benefício, e foi identificado mais um benefício cujo documento possui a foto que aparenta ser da mesma beneficiária detida.
Os benefícios foram obtidos com a apresentação de documento pessoal falso perante o INSS e um deles seria sacado junto ao banco. A idosa já havia sido presa em modus operandi idêntico no dia 28 de dezembro de 2022, quando realizou outro saque de benefício da mesma espécie na cidade de Goiânia.
As prisões foram realizadas pela Polícia Civil do Estado de Goiás e contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social (MPS), além do apoio do setor de segurança corporativa da instituição financeira.
Segundo a CGINP, estava disponibilizado, na data de ontem, o valor de R$ 1.836,00 para saque. A ação gerou uma economia projetada em mais de R$ 647 mil, que seriam pagos futuramente caso o esquema não tivesse sido detectado.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.