Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Força-Tarefa cumpre mandado de busca e apreensão no DF
A Força-Tarefa Previdenciária no Distrito Federal cumpriu, nesta quarta-feira (14), um mandado de busca e apreensão, decorrente de desdobramentos de uma prisão em flagrante realizada no dia 12 de setembro do ano passado, de um indivíduo que tentava sacar valores referentes a um Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido mediante fraude, em uma agência bancária em Taguatinga (DF).
Os levantamentos que precederam esta ação foram realizados através do cruzamento de informações, apurações e análises do material apreendido durante a prisão em flagrante no ano passado, quando o suspeito foi detido antes de movimentar cerca de R$ 69 mil obtidos de forma indevida. Os sistemas do INSS não registraram envolvimento de servidores da autarquia na concessão do benefício em questão.
Com o aprofundamento das investigações, apurou-se o possível envolvimento de mais uma pessoa vinculada ao mesmo BPC já identificado.
O mandado de busca e apreensão de hoje foi expedido pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal. A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social (MPS), com a colaboração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o apoio da área de segurança corporativa da respectiva instituição financeira.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e de associação criminosa, sem prejuízo de eventuais outros delitos a serem apurados no curso das investigações.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.