Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Operação em Manaus (AM) combate fraudes em benefícios do INSS
A Força-Tarefa Previdenciária no estado do Amazonas deflagrou, na manhã desta quinta-feria (14), a operação Quinta Ilegal, com o objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão na cidade de Manaus (AM). Além disso, a Justiça Federal determinou o cancelamento dos benefícios ilegais, bem como o bloqueio dos recursos financeiros existentes nas contas bancárias de origem criminosa.
As investigações, que contaram com a colaboração da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP) do Ministério da Previdência Social – MPS, tiveram início no ano de 2022 e identificaram um esquema criminoso relacionado ao pagamento de auxílio por incapacidade temporária. O criminoso fazia contato com as vítimas e oferecia serviço para que recebessem os auxílios do INSS por meio de documentações falsificadas.
O trabalho de hoje é fruto de denúncia feita por médico que teve o conhecimento de que laudos em seu nome estavam sendo apresentados junto ao INSS para a concessão de benefícios. Todavia, o profissional jamais assinou tais documentos.
De acordo com a COINP, o prejuízo inicialmente apontado é superior a R$ 105 mil. O envolvido responderá pelos crimes cometidos, sem prejuízo de eventuais delitos a serem apurados no curso das investigações.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.