Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Homem é preso em flagrante em Porto Velho (RO)
Um homem foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (25), ao tentar sacar valores de uma pensão por morte indevida em uma agência bancária de Porto Velho (RO). O benefício foi reativado de forma irregular, transferido de município e incluído outro cônjuge.
De acordo com a investigação, o homem tinha 34 anos e era registrado como cônjuge de uma pessoa que faleceu em 1991. No entanto, nesta data ele teria apenas dois anos.
A reativação irregular do benefício gerou um montante na ordem de R$ 72,4 mil que não foi pago devido ao flagrante. A economia alcançada com a desarticulação do esquema criminoso pode chegar a mais de R$ 658 mil em valores futuros, que continuariam sendo pagos ao suposto beneficiário.
A prisão foi realizada pela Polícia Federal, com a participação da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (Coinp) do Ministério da Previdência Social, além do apoio do setor de segurança corporativa da instituição financeira.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.