Notícias
PF atuará no combate a fraudes contra o sistema previdenciário
- Foto: Isaac Amorim / MJSP
Brasília, 15/05/2023 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, estiveram reunidos no Ministério da Previdência Social, nesta segunda-feira (15), para discutir ações da Força-Tarefa Previdenciária de combate a fraudes contra o sistema previdenciário.
Na ocasião, o ministro Carlos Lupi solicitou atuação da Polícia Federal. “O ministro Dino veio nos colocar à disposição toda a estrutura necessária da Polícia Federal para que possamos aprofundar as interfaces de inteligência na área previdenciária. As fraudes no INSS, hoje, infelizmente ainda representam um grande problema para todo governo”, explicou Lupi.
A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência Previdenciária investigar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Balanço
De acordo com o Ministério da Previdência Social, em 2022, foram realizadas 59 ações conjuntas, que resultaram em 103 prisões. Além disso, foram cumpridos 594 mandados judiciais. As fraudes representaram prejuízo superior a R$ 288 milhões aos cofres públicos.