Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Força-Tarefa em SP atua contra grupo que tentava aliciar servidores do INSS
A operação Aliciamento cumpriu três mandados de busca e apreensão na capital de São Paulo e teve por objetivo combater práticas de corrupção a servidores do INSS e a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários. A ação da Força-Tarefa Previdenciária no estado de SP ocorreu na manhã desta terça-feira (23) e contou com a cooperação da Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP) do Ministério da Previdência Social (MPS) e com o apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As investigações constataram a tentativa de aliciamento e cooptação de servidores do INSS pelo grupo criminoso alvo da ação, que visava a obtenção de senhas e dados de acesso aos sistemas da autarquia mediante pagamento de vultosas quantias, que chegavam a R$ 150 mil por dia de permissão de uso/acesso aos sistemas.
O principal investigado do grupo investigado, que inclusive já tinha sido contratado do INSS, chegou a movimentar mais de R$ 10 milhões nas suas contas bancárias, num período de apenas nove meses.
Foram apreendidos, durante o cumprimento dos mandados, um celular e um notebook. Os investigados, inicialmente, responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e corrupção ativa.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência Previdenciária detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.