Notícias
Assistência Técnica entre Brasil e Espanha teve início nesta segunda-feira (26)
O Ministério da Previdência Social do Brasil e o Ministério de Inclusão, Seguridade Social e Migrações da Espanha iniciaram, nesta segunda-feira (26), uma série de discussões relacionadas à seguridade social. O objetivo da assistência técnica é promover o intercâmbio de experiências entre os dois países com a finalidade de identificar os desafios e encontrar melhores soluções para aprimorar a proteção social dos trabalhadores.
Durante a abertura da reunião, o diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar, Narlon Gutierre, falou sobre os tipos de regimes de previdência no Brasil e destacou a importância dessas cooperações. “Essa não é a primeira assistência técnica com a Espanha. Essas trocas sempre permitem um aprendizado na formulação de políticas públicas”, afirmou Gutierre.
Para Maria Dolores, conselheira da Embaixada da Espanha, “os sistemas de assistência técnica são muito importantes para aprimorar a prestação de serviço aos cidadãos”. A representante do país europeu está há quatro anos à frente das cooperações com o Brasil.
Na manhã de hoje, as apresentações se concentraram no tema “Promoção da Educação Financeira para o Sistema de Previdência Social no Brasil e na Espanha”. Nesse primeiro dia, os dois países apresentaram uma contextualização dos respectivos sistemas previdenciários e das políticas de inclusão e educação.
Até quinta-feira (29), os dois países trocaram experiências sobre temas como: Proteção Social de Trabalhadores de Plataformas – direitos laborais e inclusão social; Gestão de Reconhecimento de Direitos e Concessão de Benefícios por Doenças Mentais; e Promoção da Educação Financeira em Seguridade Social.
A reunião acontece na sede do Ministério da Previdência Social em Brasília com especialistas e representantes do Brasil e da Espanha.
Próxima reunião
Em continuidade aos trabalhos da cooperação técnica entre Brasil e Espanha, entre os dias 3 e 5 de julho, os dois países se reúnem novamente para debater sobre a equidade de gênero no mundo laboral, especificamente sobre o papel das licenças parentais.