Notícias
Lupi explica posição sobre empréstimo consignado pra BPC, durante agenda oficial em BH
Em Belo Horizonte nesta sexta (7), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, conheceram a agência BH-Oeste, na região central. Em entrevista a uma emissora de rádio, Lupi falou dos compromissos que teve também com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, abordando, entre outros assuntos, a reformulação do Regime Próprio de Previdência Municipal.
Perguntado sobre a liberação de empréstimo consignado para beneficiários do BPC, Carlos Lupi explicou que foi apresentada uma PEC vetando essa possibilidade e que está aguardando posição do Supremo Tribunal Federal (STF). “Estamos falando de uma parcela da população que recebe, em média, 400 a 500 reais, que teria que comprometer metade desse valor num empréstimo com uma taxa, no meu ponto de vista, exorbitante; isso, pra mim, acaba sendo prejudicial pra parte mais vulnerável da sociedade”, explicou Lupi.
Especificamente sobre INSS, Stefanutto falou da meta de reduzir estoque de pedidos aguardando análise, destacando que hoje, mesmo com a redução de 40 mil para atuais 18 mil servidores no INSS, já se consegue atender mais do que o número de requerimentos solicitados por mês. “Serão ações coordenadas e integradas para isso. Queremos chegar ao prazo de 45 dias em dezembro de 2023. Não é só um desejo, é o que a população precisa e merece”, disse Stefanutto, nomeado presidente no último dia 4.