Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Preso homem que tentava sacar benefícios irregularmente no RJ
Um senhor de 57 anos foi preso pela Polícia Federal em flagrante no bairro da Abolição, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (7). Ele estava com diversos cartões previdenciários pertencentes a titulares de benefícios irregulares. A prisão ocorreu no momento em que o indivíduo tentava realizar saques/transferências de seis benefícios, cujos titulares são pessoas inexistentes e que foram concedidos com base em documentos falsos. O preso responderá pelo crime de estelionato previdenciário.
O prejuízo apurado em relação aos seis benefícios é de cerca de R$ 1,5 milhão de reais. Estima-se, porém, uma economia de cerca de R$ 3,2 milhões com a cessação dos pagamentos, considerando-se a expectativa de vida dos titulares dos benefícios, segundo Tabelas de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em atuação há 22 anos, a Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra os sistemas previdenciário e trabalhista. No Ministério do Trabalho e Previdência, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.