Notícias
FORÇA-TAREFA
Operação combate irregularidades na concessão de benefícios previdenciários em SP
A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista deflagrou, na manhã desta terça-feira (1), a operação Taboão, com o objetivo de combater irregularidades praticadas por servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que concedia benefícios previdenciários em troca de vantagens indevidas. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na capital São Paulo e em Taboão da Serra, sendo dois nas residências dos investigados e um na Agência da Previdência Social de Taboão da Serra.
O caso teve origem em denúncia de que a servidora supostamente identificava potenciais casos de concessão de benefícios e repassava informações para intermediário que aliciava segurados para a formalização do requerimento dos benefícios, que eram concedidos pela própria servidora. Após obter o benefício, ambos dividiam os valores cobrados dos supostos beneficiários a título de honorários.
As investigações contaram com a cooperação da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os investigados responderão pelos crimes de corrupção passiva e violação de sigilo funcional.
A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes contra os sistemas previdenciário e trabalhista. No Ministério do Trabalho e Previdência, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista investigar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.