Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Esquema criminoso no DF é alvo de operação
Operação Trickster combate, na manhã desta quinta-feira (18), um esquema crimonoso suspeito de fraudar, pelo menos, 32 benefícios previdenciários no Distrito Federal. Um médico perito federal e um ex-estagiário da Agência do INSS estão entre os envolvidos. Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Bahia e Alagoas, todos expedidos pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Foi determinado ainda o bloqueio judicial dos benefícios suspeitos e a prisão preventiva, com alerta vermelha na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), do ex-sócio do perito médico que, possivelmente, encontra-se fora do país. O prejuízo até o momento supera R$ 1 milhão.
As investigações evidenciaram que a dupla agia desde 2018. O perito e o ex-estagiário inseriam dados e atestados médicos supostamente falsos nos sistemas informatizados do INSS, com o objetivo de obter indevidamente dezenas de benefícios previdenciários por incapacidade. Entre os supostos beneficiários estão o pai, a mãe e sete irmãos do ex-sócio do perito médico envolvido. Outros sócios e pessoas próximas também foram beneficiadas.
Apesar do prejuízo já identificado, a deflagração da ação conjunta proporcionou uma economia de pelo menos R$ 600 mil, que continuariam sendo pagos caso o esquema criminoso não tivesse sido descoberto. O cálculo levou em consideração a expectativa de sobrevida dos beneficiários.
Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, falsidade documental, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva.
A operação recebeu o nome de Trickster em alusão aos truques ou manobras realizadas e à inobservância das regras e normativos, empregados na concessão desses benefícios.