Notícias
INSS
José Carlos Oliveira toma posse como presidente do INSS
José Carlos Oliveira tomou posse, nesta quarta-feira (10), como presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em cerimônia realizada na sede da autarquia, em Brasília (DF). Nomeado para o cargo no último 5 de novembro, ele substitui Leonardo Rolim, que assumirá, pela segunda vez, o cargo de secretário de Previdência no Ministério do Trabalho e Previdência.
Durante o evento, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, ressaltou a importância do INSS na vida dos brasileiros e disse que o novo presidente tem como desafio melhorar ainda mais o atendimento e a resposta à sociedade. "São mais de 700 bilhões de reais distribuídos pela autarquia, todos os anos. A introdução de novas tecnologias, as parcerias com entidades e a atuação dos gestores e servidores altamente dedicados contribuem para superar os desafios e assim acolher devidamente cada homem e cada mulher que chega a uma agência do INSS cheio de expectativas", afirmou Lorenzoni.
Em seu discurso, o novo presidente do INSS enfatizou que cada servidor, em cada rincão do país, pode contribuir com suas ideias e que, juntos, é possível realizar o sonho de construir um INSS próximo à sociedade, que entrega o que o cidadão merece e tem direito. Relembrou sua trajetória no Instituto e afirmou que buscará encontrar solução para os desafios da autarquia.
"Eu gosto de gente, eu gosto de atender as pessoas! Sempre tive muito orgulho de trabalhar no INSS e não tenho dúvidas de que poderei contar com todos os servidores desta Casa", destacou Oliveira, que ingressou há 37 anos no extinto INPS, atual INSS.
A cerimônia de posse do novo presidente do INSS contou com a presença do atual secretário de Previdência, Leonardo Rolim, de dirigentes da Instituição, parlamentares, servidores e de outros órgãos governamentais, além de entidades representativas de servidores.
Trajetória
José Carlos Oliveira é servidor público de carreira do INSS. Ingressou, por meio de concurso público, em julho de 1985. Iniciou a carreira no extinto Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, que deu origem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 1990. Ocupou vários cargos de gestão dentro do Instituto, atuando sempre com foco no atendimento eficiente ao cidadão.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, em São Paulo (SP), deixou o cargo de diretor de Benefícios para assumir a Presidência do Instituto. Anteriormente, atuou como superintendente do INSS em São Paulo, de agosto de 2016 a maio 2021, e acumulou experiências como gerente-executivo do INSS, também em São Paulo.