Notícias
FORÇA-TAREFA
Operação prende quatro pessoas no Rio de Janeiro
A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista no Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira (1), a operação Falsum Identitatis, com o objetivo de desarticular quadrilha especializada na obtenção de benefícios previdenciários com utilização de documentos falsos. A ação visa dar cumprimento a quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em endereços residenciais dos envolvidos, todos situados no Rio de Janeiro.
As investigações apontaram que o foco principal de atuação do esquema criminoso está na falsificação de documentos de identidade. Atualmente, existem dezenas de benefícios previdenciários ativos, sacados mensalmente, cujas obtenções se deram mediante a utilização de tais documentos.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, o prejuízo foi de R$ 830 mil. No entanto, a desarticulação do esquema criminoso proporcionou uma economia em, pelo menos, R$ 8,1 milhões, em valores futuros que continuariam a ser indevidamente pagos aos supostos beneficiários.
O nome da operação, Falsum Identitatis, refere-se ao modo de obtenção dos benefícios por parte da organização.
A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes contra os sistemas previdenciário e trabalhista. No Ministério do Trabalho e Previdência, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista investigar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.