Wolney Queiroz Maciel
Nascido em Caruaru, no agreste pernambucano, Wolney Queiroz Maciel mantém sua coerência na trajetória de quase 30 anos no mesmo partido político. Eleito seis vezes para representar Pernambuco no Congresso Nacional, Wolney marca sua atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, do desenvolvimento econômico e social e contra os retrocessos.
Em 1992, com 19 anos, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) por acreditar nas bandeiras da juventude e do trabalho. Tamanha a identificação com os ideais partidários fez com que Wolney se tornasse um dos poucos políticos do cenário atual que nunca mudou de legenda. Hoje, é presidente estadual do partido e faz parte do diretório nacional da sigla.
Em 1993, Wolney se elegeu pela primeira vez vereador em Caruaru, se tornando vice-presidente da casa e, posteriormente, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. Em 1994, aos 21 anos, foi eleito deputado federal para representar o povo pernambucano no Congresso Nacional. Tornava-se então o deputado federal mais jovem do Brasil. Em 1995, foi escolhido vice-líder do PDT na Câmara, onde participou ativamente dos debates nacionais. Em 1997, como membro do Parlamento Latino-Americano percorreu países do Cone Sul compartilhando experiências com outros legisladores.
Presidiu as Comissões de Educação e Cultura; e Trabalho, Administração e Serviço Público, relatando diversos projetos em benefício da população. Pela sua atuação parlamentar, Wolney Queiroz foi eleito por nove vezes consecutivas um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e foi também eleito o terceiro no ranking de deputados pernambucanos que mais atuaram a favor dos municípios do estado, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios. Em seis mandatos, Wolney atuou em defesa dos direitos do consumidor e contra o trabalho escravo e a retirada de direitos, inclusive representando o Brasil em várias conferências internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Exerceu o cargo de líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados, tendo papel essencial em meio à pandemia, junto com outras lideranças partidárias, para criar e aprovar medidas que socorressem a população em meio à crise sanitária, econômica e política no Brasil. Nos últimos dois anos foi líder da Oposição ao Governo de Jair Bolsonaro, travando grandes batalhas no Parlamento contra os graves retrocessos dos últimos anos. Após as eleições de 2022, Wolney Queiroz, junto ao seu partido, PDT, se soma à base aliada do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva e se soma ao desafio, como secretário executivo do Ministro da Previdência Social, de avançar nos debates relativos à Previdência no país, buscando sempre justiça social aos trabalhadores e trabalhadoras.