Notícias
PREVIC aprova alteração em plano de previdência da Avon
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) publicou no Diário Oficial da União a Portaria 483/2023, que aprova alterações no Regulamento do plano de benefícios Avon – modificado para Plano de Benefícios Grupo Natura &Co;, em razão da aquisição da empresa norte-americana de cosméticos, em 2020. Com a iniciativa, o plano possibilita a adesão opcional de aproximadamente cinco mil colaboradores ao sistema complementar fechado.
“Depois da vinda da Avon para o grupo Natura &Co;, nós começamos a fazer a harmonização de todos os benefícios das empresas até chegar a essa última etapa, da previdência. No início havia o receio de que a migração para a previdência complementar fechada fosse mais burocrática, mas houve muita eficiência da PREVIC em todo o processo. Inclusive, se tivesse que fazer um benchmarking com outras empresas, estes seriam os dois aspectos que destacaria: a gestão de ativos mais eficiente e uma administração menos custosa, que gera um benefício melhor para o colaborador”, explicou o diretor de Remuneração e Benefícios da Natura, Marcos Milazzo.
Selma Santos, diretora-superintendente da Avonprev – Sociedade de Previdência Privada, disse que a discussão sobre qual modelo deveria prevalecer, se aberto ou fechado, levou em consideração o cenário melhor para o conjunto dos colaboradores. “A gente sempre fala em gestão ativa [na previdência fechada], onde os beneficiários têm facilidades como um canal direto de atendimento, mapeamento contínuo de riscos, acesso a site específico para ver extratos, além de uma taxa de administração menor, por não visarmos lucro.”
A entrada do grupo Natura &Co; – considerado o quarto maior do mundo no ramo de beleza – na previdência complementar fechada, integra a estratégia de fomento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, que busca garantir meios para desobstruir a rota de adesão de médias e grandes empresas aos fundos de pensão.
“A Natura é uma empresa brasileira que tem trabalho exitoso voltado para a sustentabilidade. Com a adesão desses quase cinco mil trabalhadores, a gente tem o fortalecimento importante do segmento de previdência complementar fechada. É um exemplo muito positivo para outras empresas que buscam a valorização de seus colaboradores, é um exemplo do que pretendemos retomar no fomento da previdência complementar”, finalizou Ricardo Pena, diretor-superintendente da PREVIC.