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Notícias
Integridade
A Corregedoria da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) lançou, nesta sexta-feira (31/1), a campanha “Oriente-se”. Uma página no Portal da autarquia que abordará, por meio de cartões virtuais, temas atuais analisados pela unidade. A ideia é que por meio da campanha os servidores públicos possam ser levados à reflexão, promovendo a cultura de integridade dentro da instituição por meio da prevenção a condutas que possam gerar investigações disciplinares. A iniciativa integra uma das diretrizes estratégicas apresentadas no Plano Operacional Anual 2025 Corregedoria.
Campanha educativa
Com texto escrito em linguagem fácil e acessível (sem o famoso “juridiquês”), a campanha “Oriente-se” busca sensibilizar e conscientizar os servidores públicos, especialmente os da própria PREVIC, sobre condutas que devem ser evitadas no ambiente laboral. O objetivo é prevenir ações que possam gerar processos disciplinares.
Em formato de cartão virtual (possibilitando baixar o arquivo em PDF e compartilhá-lo com outros usuários), a campanha educativa abordará temas atuais do dia a dia da Administração Pública. Como a acumulação de cargos; o recebimento de brindes por servidores; conflito de interesses; entre outros. Nesta primeira publicação, o assunto escolhido são as responsabilidades no teletrabalho.
Leandro Ferreira, corregedor da PREVIC, explica que “a autarquia está passando por um processo de mudança de sistema do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com a aplicação das diretrizes da IN Conjunta SEGES-SGPRT/MGI 24/2023. Então identificamos que esse é o momento propício para relembrar as responsabilidades de todos os servidores que desempenham as atividades na modalidade de teletrabalho. Especialmente, porque quando fortalecemos os mecanismos de integridade, por exemplo, com a prevenção de ilícitos disciplinares, nós transmitimos mais credibilidade para a sociedade, que aumenta a sua confiança na instituição pública”.
Integridade
A ação lançada pela Corregedoria age no fortalecimento do Programa de Integridade da PREVIC. Criado em 2018 (e atualizado em 2023), ele age na promoção e adoção de medidas institucionais voltadas à prevenção, detecção e correção da prática de desvios éticos, ilícitos administrativos, fraude e corrupção.
Segundo Almir Nolêto, representante do Programa de Integridade da PREVIC, “o lançamento da campanha “Oriente-se” agrega novas ferramentas às ações já desenvolvidas pelas outras instâncias de integridade da autarquia. Que, ao lado da Corregedoria, ajudam a difundir conceitos, normativos e práticas relativas à gestão da ética e à gestão de riscos de integridade. Agindo na prevenção de condutas impróprias e incentivando uma cultura de integridade e transparência dentro da PREVIC”.
A marca
Oriente-se. A mensagem direta traduz o objetivo da campanha, onde as informações são compartilhadas com os servidores para que eles possam buscar um rumo assertivo em sua conduta diária. O uso de tons em azul e verde, se alinham à cartela de cores utilizada na marca da PREVIC, demonstrando representatividade e continuidade das ações da autarquia. Enquanto o uso de caixa alta em todas as letras, com o grifo embaixo e a referência a uma lupa, na letra “O”, reforçam o imperativo da marca que visa atuar na orientação de melhores práticas aos servidores públicos. Agindo na prevenção de situações que comprometam a integridade individual e institucional. E aumentando a confiança da sociedade nas ações de monitoramento e licenciamento desenvolvidas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar.