Notícias
Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima abre inscrições para especialistas comporem Grupos de Trabalho

- Foto: Secretariado IPCC 2025
O Ministério dos Povos Indígenas informa que o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) está com inscrições abertas para indicações de especialistas interessados em contribuir com os Grupos de Trabalho do Sétimo Ciclo de Avaliação (AR7). O objetivo é estimular a indicação de especialistas indígenas para compor os GTs do Painel.
O prazo para que os pontos focais efetuem as indicações ao IPCC é até 17 de abril. Por isso, as pastas solicitam que os interessados enviem manifestação de interesse acompanhado dos documentos necessários (ver lista abaixo) por e-mail até 10 de abril. A antecipação é necessária para efetuar as nomeações dentro do prazo.
As indicações serão para atuar nas funções de coordenador de autores líderes, autores líderes e editores revisores dos três Grupos de Trabalho. São eles: a base científica da mudança do clima; impactos, vulnerabilidade e adaptação; e mitigação da mudança do clima.
Os especialistas selecionados avaliarão o conjunto da literatura mais recente relacionada à mudança do clima. Eles trabalharão para atingir os resultados definidos no escopo científico aprovado na semana durante a 62a Sessão do IPCC, realizada na China. O escopo de cada grupo de trabalho pode ser consultado neste link.
As indicações dos interessados somente podem ser feitas pelos pontos focais dos governos que integram o IPCC e membros do bureau do IPCC.
Como proceder – Os especialistas brasileiros interessados em contribuir com um dos grupos de trabalho devem acessar o site do IPCC com as orientações, escolher o Grupo de Trabalho de interesse e baixar o formulário correspondente.
O formulário deve ser preenchido e remetido ao e-mail ipcc.cgcl@mcti.gov.br acompanhado de mini currículo. Os dois documentos devem estar em inglês e o mini currículo deve conter no máximo quatro páginas e estar em formato PDF. O mini currículo deve conter no máximo quatro páginas. O sistema de indicações do IPCC não aceita documentos com quantidade maior de páginas.
Somente manifestações que estejam integralmente em conformidade com os requisitos serão consideradas. As manifestações serão remetidas ao MRE, ponto focal do IPCC no Brasil.
A seleção é realizada pelo IPCC e, de acordo com dados da plataforma, consideram critérios como experiência técnica e científica, representação regional e de gênero, diversidade de perspectivas, entre outros. Mais informações sobre o processo podem ser acessadas neste link.
*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).