Notícias
AEROPORTOS
Ministro Márcio França inaugura rota aérea São Paulo-Joanesburgo (África do Sul)
Representando o Governo Federal, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, participou no último sábado (02), do evento que celebrou a retomada da rota aérea São Paulo-Joanesburgo, operada pela Latam.
O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos às 17h25 (horário de Brasília) e pousou na cidade sul-africana por volta das 8h10 (horário local). A rota, que existiu entre 2017 e fevereiro de 2020, havia sido interrompida devido à pandemia da Covid-19.
A Latam passa, assim, a ser a única companhia aérea nacional a ter voos diretos do Brasil para o continente africano. A previsão é que a nova rota transporte anualmente cerca de 75 mil passageiros entre Brasil e África do Sul.
A medida, que busca estreitar as relações Brasil-África, vai ao encontro de uma orientação do presidente Lula, reforçada recentemente na última reunião do Brics.
Durante o evento, o ex-presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, foi homenageado pelo ministro Márcio França. "Sanovicz foi meu amigo durante 40 anos. Vai fazer imensa falta, mas deixa um legado de paixão pelo turismo e pela aviação do Brasil. Hoje, com o retorno deste voo, de alguma forma ele está sendo homenageado", destacou.
De acordo com o CEO da Latam, Jerome Cadier, a retomada da conexão Brasil-África possibilitará o acesso a 47 destinos turísticos da África, não apenas a Joanesburgo.
Participaram ainda da cerimônia, o CEO do Aeroporto de Guarulhos, Gustavo Figueiredo, o coordenador de Modais da Embratur, Philippe Karat, e o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Eduardo Nagao.