Notícias
INSTITUCIONAL
Ministro Costa Filho anuncia mudança na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários
Costa Filho: “Mariana Pescatori tem espírito público e vai dar seguimento à agenda governamental para o setor”. Foto: Sérgio Francês/MPor
Mariana Pescatori é o nome da primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no fim da tarde desta segunda-feira (18), em Brasília. A nomeação da nova secretária deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) já nos próximos dias.
Engenheira civil formada na Universidade de Brasília (UnB), Pescatori é mestre em Planejamento Estratégico na área de Aviação Civil pela École Nationale de l'Aviation Civile (França), tem MBA em Engenharia e Gestão Portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez intercâmbio em Planejamento Estratégico, Operações Marítimas e Transporte Marítimo na Universidade do Porto, em Portugal.
Servidora de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Mariana Pescatori integra a equipe da secretaria desde 2010, quando a estrutura ainda pertencia ao Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil. Foi também diretora da atual Infra S.A. e, atualmente, acumula a função de presidente do Conselho de Administração do Porto de Santos.
“Mariana Pescatori é um dos melhores quadros dessa nova geração no setor portuário brasileiro. Uma mulher muito preparada, séria, que tem espírito público. Temos a certeza e a confiança de que ela dará uma bela contribuição ao Brasil, dialogando com o setor produtivo, com os trabalhadores, imprimindo a governança que precisamos para tirar as obras de infraestrutura do papel e colocar o setor portuário na ordem do dia nacional”, comentou o ministro Silvio Costa Filho.
O ministro também agradeceu a contribuição do secretário Fabrizio Pierdomenico à frente da SNPTA. “O secretário ajudou bastante com a agenda portuária e hidroviária ao longo do primeiro semestre, preparando projetos e um conjunto de ações que vamos dar seguimento, a fim de avançar na agenda governamental para o setor”, concluiu.
Assessoria Especial de Comunicação Social