Notícias
PORTOS
Governo Federal institui nova direção do Porto de Santos
A Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela administração do maior porto da América Latina, ganha novo impulso para implementar os projetos necessários ao fortalecimento do maior ativo da União, enquanto liderança do setor no hemisfério Sul. Nesta quinta-feira (20), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a formação da nova diretoria, que será liderada por Anderson Pomini, aprovado pelo Governo Federal e pelo Conselho de Administração da APS para o cargo de diretor-presidente da instituição.
O grupo assume a missão de consolidar os planos do novo Governo Federal para o Ativo, entre eles, a construção do túnel Santos-Guarujá, anseio antigo da população local e do setor portuário; alcançar os 17 metros de calado; expandir o Porto de forma sustentável; valorizar trabalhadores e operadores em busca do aumento da produtividade e da geração de empregos, além de garantir a soberania dos serviços essenciais sob a gestão pública.
Sob a nova gestão, o ministro Márcio França, reforça que a Autoridade Portuária será mantida como órgão estatal, para assegurar a manutenção da prestação dos serviços essenciais e estratégicos para o principal equipamento de infraestrutura e logística de transporte do Brasil. "Vamos dar continuidade aos processos de concessão dos terminais e dos serviços de dragagem, atender as necessidades de evolução tecnológica, melhorar a zeladoria do Porto e seus acessos, viabilizar o túnel Santos-Guarujá e a revitalização do Cais do Valongo", afirma.
Nova diretoria
O novo diretor-presidente, Anderson Pomini é advogado, com vasta experiência em Direito Público, Constitucional, Político e Eleitoral; mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, com especialização em Direito Constitucional e Político e graduação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP e pela Escola Judiciária do TRE/SP.
Pomini foi secretário de Justiça do município de São Paulo; secretário parlamentar na Câmara dos Deputados; atuou na OAB/seção SP, e fundou o escritório de advocacia Pomini Sociedade de Advogados. Tem especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Estado de São Paulo do Tribunal Regional Eleitoral e larga experiência na área do Direito Público.
A formação da nova diretoria da APS se completa com a aprovação da advogada Bernadete Bacellar do Carmo Mercier, para Administração e Finanças; do engenheiro Carlos Magano, para Infraestrutura; do engenheiro Eduardo Lustoza, para Desenvolvimento de Negócios e Regulação, e do engenheiro Antônio de Pádua de Deus Andrade, para Operações.
Assessoria Especial de Comunicação Social