PNCP em Dados Abertos
Você sabia que agora as informações do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) estão disponíveis para todos?
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou novas ferramentas para facilitar o acesso aos dados das compras e contratos que estão no PNCP. Essas ferramentas são comumente chamadas de APIs, que é a sigla em inglês para Application Programming Interface, ou, em português, Interfaces de Programação de Aplicativos. Agora, com elas, é possível encontrar diferentes tipos de informações, como itens do plano de contratações anual, contratos e atas de registro de preço.
Pessoas, empresas e instituições podem se beneficiar dessas consultas, desde órgãos públicos e empresas interessadas em participar de processos de contratação pública até pesquisadores e jornalistas, por exemplo. Todas as buscas podem ser feitas sem precisar se cadastrar ou fazer login em nenhum sistema. Isso é parte de um esforço para tornar os dados sobre as compras realizadas pelo serviço público mais acessíveis, de forma rápida, econômica e democrática.
Mas, afinal, o que são APIs?
Elas são como conjuntos de comandos que permitem que diferentes softwares se comuniquem entre si e compartilhem seus bancos de dados com segurança. Seria como uma bibliotecária quando vamos fazer uma consulta a um documento raro na biblioteca, que precisa ser buscado por uma pessoa que sabe onde ele está e que é responsável por esse item do arquivo. No caso dos dados do PNCP, o governo tem um amplo banco de dados sobre as compras públicas. Contudo, se qualquer pessoa tiver acesso a esse banco, pode alterá-lo de forma que o estrague, por isso o usuário, por meio da página API Dados Abertos, consegue uma cópia das informações ou pode dar uma olhada nelas. Se o usuário quiser, pode baixar os dados em formatos para manipulá-los em aplicativos da forma como quiser.
Atendimento e Suporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento ou pelo telefone 0800-978-9001.